terça-feira, 18 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estoril Open em Imagens: Dia 3

Imagens respeitantes ao Dia 3 do Estoril Open. Autoria de Cristina e Henrique Magalhães, peço desculpa pela qualidade.






segunda-feira, 10 de maio de 2010

Estoril Open em Imagens: Dia 2

Algumas imagens do dia 2 de Maio, da autoria de Hugo Cura (2ª, 3ª e 4ª imagens) e de Henrique e Cristina Magalhães (as restantes).






domingo, 9 de maio de 2010

Final do Estoril Open

Espero que tenham gostado de acompanhar este blog ao longo desta semana em mais uma edição do Estoril Open. A reportagem de último dia já se encontra online, apenas aguardo que o Hugo Cura faça uma selecção das fotos (de entre mais de 600 !), visto que não lhe foi possível fazer na sala de imprensa, pois já ficava tarde e ele tinha que viajar para Aveiro.

Agradecia que colocassem a vossa opinião sobre o nosso trabalho, pontos bons e maus, de modo a podemos melhorar em futuras experiências. Nunca tinha trabalhado como repórter/jornalista e, apesar de muito trabalhoso e de diminuição em termos de ver ténis comparado com outras edições, foi possível observar como o mundo do jornalismo funciona num evento destes e questionar jogadores nas conferências de imprensa, o que adorei - sobretudo nas jogadoras, onde, praticamente, tomava conta do microfone.

Acompanhem o blog durante os próximos dias para ver algumas fotos da 21ª edição do Estoril Open.

Obrigado ao Lusoténis e ao João Saro por me terem proporcionado esta oportunidade e pela confiança depositada.

Espero repetir para o ano, se possível.

Abraço,

Henrique Magalhães

Estoril Open em Imagens: Dia 1

Nos próximos dias, colocarei algumas imagens de cada dia do Estoril Open. Para já, ficam algumas de Sábado, Dia 1 Maio, da autoria de Hugo Cura.







Frederico Gil e Cunha e Silva

Durante a conferência de imprensa, Frederico Gil teve esta curiosa afirmação:

"É com esta equipa técnica que eu acredito. Uma pessoa às vezes tem de bater com a cabeça na parede para aprender com os erros."

Será desta que a ligação se irá manter em definitivo?

A verdade é que como o próprio João Cunha e Silva admitiu, Gil tem melhorado nas últimas semanas, desde que retomou o trabalho com a sua equipa, após o torneio de Miami.

Conferência de João Cunha e Silva

O actual treinador de Rui Machado, Frederico Gil, Pedro Sousa, entre outros, deu uma conferência de imprensa longa após a final de hoje. Ficam aqui algumas ideias:

- Disse ser sobrehumano pedir ao Frederico Gil que jogasse sem falhas mais de uma hora de jogo, aludindo ao bom período que Gil teve no final do 2º set e início do 3º, mas que não conseguiu manter até ao fim;

- Não teme que após o Estoril Open se coloquem as fasquias elevadas para Frederico Gil e Rui Machado, pois é sinal que estão a trabalhar bem e há que enfrentar o futuro com ambição;

- Desde que Frederico Gil retomou o trabalho com a equipa do João Cunha e Silva, Gil tem "trabalhado fortíssimo", elevadando os seus níveis físicos e estudado as indicações de Gonçalo Nicau (técnico que o acompanhou em Roma e Tunis), mostrando que gostava do que estava a fazer;

- Mal acabou a sua carreira de jogador, teve convites para treinar jogadores de top100 e top50, mas rejeitou, pois queria desenvolver o ténis nacional;

- Como teve muitos anos sem treinador enquanto jogador, estudou muito sobre a modalidade e adquiriu muito conhecimento, por isso sempre teve a ideia de ser treinador de ténis, mal se retirasse;

- Não abandonaria os seus jogadores e os seus projectos, caso um jogador do top10 o convidasse para ser seu treinador pessoal, embora o fizesse pensar no assunto;

- Diz que mais dinheiro ajudaria a desenvolver o ténis português, mas sobretudo necessita mais gente a jogar, de modo a conseguir tirar mais jogadores que prossigam uma carreira profissional e de horários escolares compatíveis para os treinos;

- Como director do Centro Alto Rendimento (CAR) do Jamor, está satisfeito com o apoio monetário que o Estado tem dado para o CAR, pois actualmente dá mais dinheiro do que nunca;

- Para o nível actual de jogadores, considerou importante a construcção de courts indoor no CAR para o desenvolvimento desses mesmos jogadores.

"É especial, é incrível estar na história [do torneio] com o Muster"

Disse Alberto Montañes sobre o facto de repetir o feito de Thomas Muster como únicos bi-campeões do Estoril Open.

Admite que teve alguma sorte por ter ganho e que no 3º set tentou sobretudo manter-se vivo, após se encontrar em desvantagem.

Declara que o apoio do público foi fundamental para Frederico Gil e um dos factores que tornou esta final tão equilibrada.

Está muito contente pela fase actual da sua carreira, que diz ser a sua melhor de sempre e vê-se num futuro próximo como um jogador do top20.

Dedica a vitória à família, aos amigos e à equipa técnica.

"Foi pena, podia ter feito um bocadinho mais na parte final do encontro"

Admite Frederico Gil, que apesar da derrota se mostrou muito confiante dizendo que "está de parabéns" pelo excelente nível que jogou ao longo da semana.

Reconheceu que Alberto Montañes foi mais sólido ao longo de todo o encontro e a maior experiência do espanhol fez a diferença na parte final.

Descreveu o ambiente no Court Central como "Fantástico! Inacreditável!" e agradeceu o apoio do público.

Confessou estar nervoso e ansioso no início do encontro, lamentou ter desperdiçado a liderança e de não ter conseguido manter a sua táctica ao longo de todo o 3º set.

Dedica este resultado a todos as pessoas que fazem a sua "carreira possível: técnicos, pais, amigos".

Tão perto e tão longe...

Frederico Gil esteve tão perto de vencer o Estoril Open, após obter uma liderança de 3-0 no 3º set, mas não foi capaz de aproveitar.

Alberto Montañes torna-se então bi-campeão do Estoril Open, com uma vitória por 6-2 6-7(4) 7-5.

Espanhóis dominam pares

David Marrero e Marc Lopez venceram o título de pares desta edição do Estoril Open.

Os espanhóis bateram a dupla 1ª cabeça-de-série, Pablo Cuevas e o outro espanhol, Marcel Granollers, por 6-7(1) 6-4 10-4. Já Anabel Medina Garrigues havia vencido ontem em pares.

Esperemos que o domínio espanhol não se alastre à variante de singulares, onde "nuestros hermanos" não foram tão felizes ontem na final feminina.

Reportagem de sábado

Já se encontra disponível no site lusoténis. Um dia em que viu este homem, mais uma vez, fazer história.


Reportagem de Sábado

Já se encontra disponível parte da reportagem do dia de sábado no site lusoténis.com.

Irei agora sair de casa e dirigir-me para o Jamor, onde completarei a reportagem.

PS: Bom dia a todos.

sábado, 8 de maio de 2010

Desculpas

Serve esta mensagem para pedir desculpas aos leitores, mas amanhã de manhã serão publicas as fotos do dia de hoje, tal como a reportagem diária.

Foi um dia muito atribulado e muito cansativo, pois a realização de 3 encontros ao mesmo tempo (para além da minha viagem ao Clube de Ténis do Estoril), mais as conferências de imprensa a acontecerem em simultâneo não deram para gerir a situação muito bem, tendo nos obrigado a correr de um lado para o outro, acabando por não ver quase nada de ténis. De resto, vi o final do 1º set do Gil e o início do 2º set da final feminina apenas. Ainda tentámos assistir novamente ao encontro do Gil, mas era impossível conseguir entrar no Centralito.

Espero que compreendam, pois somos apenas duas pessoas (um fotógrafo e um repórter) e tentamos dar o nosso melhor.

Obrigado.

Fotos

Aqui encontram as fotos do Hugo Cura durante esta edição do Estoril Open.

"Muito feliz, não podes dizê-lo em palavras, ...


...tens de experimentá-lo", resposta de Anastasija Sevastova sobre os sentimentos de ter ganho o seu 1º título WTA.

A letã admitiu que foi estranho jogar uma final num court com apenas cerca de 5 espectadores (5 pessoas sem qualquer tipo de acreditação) e sem cobertura televisiva, mas esse facto a fez sentir menos pressão durante o encontro. Todavia, sentiu alguns nervos no final do encontro, mas que mesmo assim, conseguiu ganhar.

Como cresceu a jogar em terra batida, não a surpreende ter ganho o seu 1º título nesta superfície. Desde os 15 anos que está radicada na Áustria, pois na cidade onde morava não haviam courts cobertos ou parceiros de treino.

A sua ídolo quando era jovem é Stefi Graf e disse que "Letónia is on fire", pois ela e Ernest Gulbis estão a evoluir e ambos venceram os seus primeiros títulos este ano. Conhece bem o letão, pois foram parceiros na mesma academia de treino quando eram mais jovens.

"Não tive tempo para aquecer"


Devido à chuva, a espanhola Arantxa Parra Santonja sentiu claramente os efeitos de não ter podido aquecer antes da final e admite ter demorado a entrar no encontro, perdendo os 5 primeiros jogos.

Com o tempo húmido e o court mais pesado, pensou que poderia ter alguma vantagem sobre a letã, mas denotou que as condições acabaram por diminuir a eficácia do seu serviço.

Contudo, sai confiante e bem fisicamente para a próxima semana jogar em Madrid.

2 repórteres apenas na sala de imprensa, sendo que apenas eu realizei perguntas. De resto, a acessora de imprensa da WTA no início da conferência disse logo "microphone to the gentleman", visto ser eu o principal inquisidor nas conferências de imprensa de jogadoras.

"Era um encontro para disfrutar"


Disse Alberto Montañes sobre a sua vitória de hoje. O espanhol diz que não sentiu qualquer pressão e estava muito tranquilo durante o encontro. Considerou a sua melhor vitória de sempre e admite que "tudo saiu bem" no seu jogo.

O seu plano passava por mover Federer no Court e não deixar o suiço tomar a iniciativa dos pontos e confessa que o suiço cometeu mais erros do que o normal, sobretudo no 1º set, o que ajudou à vitória do espanhol.

Para amanhã, diz que o público contra si não o incomoda e que até gosta de jogar encontros em que tem o público contra si.

Dia atribulado

Quero pedir desculpa pela falta de actualizações no blog durante o dia de hoje.

Desloquei-me ao Clube de Ténis do Estoril para ver a final feminina de pares, durante a viagem ia tendo um acidente, pois devido ao solo molhado acabei por perder o controlo do carro. Felizmente, foi só o susto. Depois voltei ao Jamor e acabei por deixar o portátil no carro.

De seguida, coloco já as declarações dos jogadores nas conferências de imprensa.

Rebobinando

João Cunha e Silva a antever o encontro entre os seus pupilos. Ele também está de parabéns neste Estoril Open.

Simplesmente fantástico

Frederico Gil alcança um feito fantástico ao apurar-se para a final do Estoril Open. Depois de um grande encontro entre o Rui e o Fred, no dia de ontem, é mais que merecido este prémio para o vencedor do encontro entre portugueses.

Ontem, aquele encontro tinha sido digno de dois jogadores bem melhor posicionados no ranking. A amargura da derrota do Rui, no final do encontro, acaba por ser premiada pelo sucesso do Gil que irá defrontar Montanes na final.

Sim, Federer perdeu... mas a final não será muito mais fácil para o tenista luso.

Será que é possível algo mais ainda neste Estoril Open?

Estoril Open no....Estoril

Jogos femininos serão jogados no Clube de Ténis do estoril.

Finalmente, a chuva

Bom dia a todos.

Chove a potes aqui no Jamor e dificilmente haverá encontros nas próximas horas.

As previsões para a tarde também não são positivas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ATP vs WTA, na sala de imprensa



O de cima tem claramente mais uso do que o de baixo, pois a presença de jornalistas nas conferências de imprensa de jogadoras é muito reduzida.

A assesora de imprensa do WTA admite que o Estoril Open é o torneio em que existe maior disparidade de interesse por parte dos jornalistas entre o ATP e o WTA.


De resto, hoje nas conferências de imprensa da Sevastova e da Parra Santonja, por pouco não tornei a conferência de imprensa numa entrevista pessoal, pois se não fosse a repórter do jornal "A Bola" com um par de perguntas, só eu é que questionado as jogadoras.

Os pés de "Deus"


Fota curiosa tirada pelo Hugo na conferência de imprensa de Roger Federer.

"É um sonho [chegar às meias-finais]...



...também sonho em chegar à final" - disse Frederico Gil na conferência de imprensa.

"Adorei estar lá dentro [no court]" a defrontar Rui Machado, referindo que se tornou um jogo bastante físico e que nenhum dos dois se encontrava a 100% fisicamente.

Frederico Gil está "super motivado" pelo torneio que está a realizar e que o objectivo agora é "recuperar bem fisicamente para amanhã".

Confessa que irá estar ansioso por estar na meia-final do Estoril Open, mas que tentará gerir essa ansiedade da melhor maneira e será muito importante gerir, durante o encontro, os seus níveis físicos.

"Foi uma constante procura da gestão do meu esforço"

Disse Rui Machado na conferência de imprensa, pois acordou com problemas fisícos a nível de estômago no dia de hoje.

Essas limitações acabaram por ter importância no seu jogo, como o próprio admite: "na parte táctica teve grande importância, não me senti capaz de fazer o meu jogo habitual, de ser consistente, procurei soluções mais agressivas para ganhar os pontos".

A Frederico Gil, Rui Machado dirige as seguintes palavras: "Parabéns pelo jogo de hoje e toda a sorte do mundo para amanhã. Penso que se tiver a jogar o seu melhor ténis, poderá ganhar".

Rui Machado agredeceu a presença do seu treinador de infância, Eduardo Delgado, por ter estado presente a apoiá-lo durante o encontro. Também se sentiu apoiado e acarinhado pelo público português e diz com o apoio do público, os jogadores portugueses jogam melhor, estão mais concentrados e lutam mais. Apelou à presença dos fãs para a eliminatória da Davis Cup frente ao Chipre no mesmo clube onde se realizado o Estoril Open.

Frederico Gil é o eleito

O português com mais sucesso de sempre continua a bater recordes no Estoril Open.

Na sua terceira presença nos quartos-de-final, Frederico o seu companheiro de treino Rui Machado por 4-6 7-6(1) 6-3 e marca encontro com Guillermo Garcia-Lopez no dia de amanhã.

O cansaço de Rui Machado era visível, não conseguindo estar no seu melhor durante todo o 3º set.

"Joguei muito seguro...




...tentei não fazer muitos erros, não gosto disso [de jogar pelo seguro]" - confessou Roger Federer após o seu apuramento para as meias-finais.

Durante o 1º set, sentiu-se algo desconfiado sobre o seu jogo depois de um mau início e admite que não foi "um ténis bonito". Também diz não gostar muito de enfrentar o estilo de jogo de Arnaud Clement.

Não se sentiu incomodado com o tempo húmido, dizendo não sentir que o Court tenha estado afectado pelas condições meteorológicas.

"Estou muito contente"

De sorriso de orelha a orelha, respondeu Parra Santonja, por estar na final.

Esta era a sua 4ª meia-final e a espanhola entrou em campo com o sentido de desfrutar o jogo, pois queria muito jogar a final, admitiu.

Confessa que hoje jogou melhor que nos outros dias e está surpreendida com o bem fisicamente se encontra. Tem estado receosa sobre o seu nível fisíco e o desgaste que tem vindo a ter, mas tem acordado todos os dias, sentindo-se muito bem.

Admite que não faz ideia como Sevastova joga e o seu treinador mais tarde lhe dirá.

Guillermo Garcia-Lopez

Será o adversário de um dos portugueses na meia-final de amanhã.

O espanhol beneficiou da desistência de outro espanhol, Alberto Martín, quando liderava por 6-0 2-0. Aparentemente, Martin não se sentiu bem do estômago ontem à noite e não conseguiu recuperar para hoje.

Hoje nãi irá assistir ao encontro entre os portugueses, pois diz que os conhece bem, descrevendo ambos com uma muito boa direita e segura esquerda, sendo ambos muito sólidos do fundo do court.

COnfessou também que jogar com o público contra, como o irá fazer amanhã, coloca-lhe um pouco de pressão.

Estreiantes em finais

Arantxa Parra Santonja irá também participar na sua primeira final de singulares após triunfo sobre Sorana Cirstea por 6-1 6-4.

A espanhola serviu melhor, foi mais consistente e insistiu na esquerda da romena, que aos poucos e poucos foi perdendo eficácia e desmanchou-se em erros não forçados.

Pela primeira vez esta semana, não foi obrigada a um encontro a 3 sets, tal como havia acontecido nas rondas anteriores.

"É incrível estar na final"

Declarou uma claramente satisfeita Anastasija Sevastova.

Para amanhã, sobre a possível adversária, respondeu "não quero saber", pois está simplesmente contente por estar na final.

Após perder o 1º set, disse que tentou ser mais agressiva e colocar mais pressão sobre Shuai Peng, contribuindo também a melhoria do seu 1º serviço.

Descreve como sua melhor pancada a esquerda ao longo e o seu 2º serviço, como a mais frágil. Inicialmente, não gostou de relva, mas já se habituou a jogar nessa superfície.

Até ao final da época tem como objectivo chegar ao top30/top40.

Primeira final para Sevastova

Anastasija Sevastova apurou-se para a primeira final da sua carreira ao bater a chinesa Shuai Peng por 6-7(6) 6-1 6-3.

Após um irregular 1º set, a letã conseguiu melhorar o seu nível nos sets seguintes, contribuindo também algun cansaço de Peng visível no final do encontro.

Será que teremos mais uma vez uma jogadora a estrear-se como campeã, após vencer o Estoril Open?
Só Sorana Cirstea o poderá evitar.

Velocidades de serviço

Aqui fica o registo mais rápido de serviço dos vários jogadores que já passaram pelo Court Central, sem contabilizar o dia de ontem.

ATP

1. Bjorn Phau - 214 km/h
2. Roger Federer - 210 km/h
3. Daniel Gimeno-Traver - 208 km/h
4. Ricardo Mello - 206 km/h
5. Juan Ignacio Chela - 205 km/h
6. Frederico Gil - 202 km/h
6. Alberto Montañes - 202 km/h
8. Rui Machado - 199 km/h
8. Alejandro Falla - 199 km/h
10. Leonardo Tavares - 198 km/h
11. Florian Mayer - 195 km/h
12. Nicolas Massu - 194 km/h


WTA

1. Aleksandra Wozniak - 175 km/h
2. Sorana Cirstea - 172 km/h
3. Julia Goerges - 170 km/h
4. Anastasija Sevastova - 169 km/h
5. Michelle Brito - 168 km/h
5. Agnes Szavay - 168 km/h
7. Alizé Cornet - 164 km/h

6ª feira cinzenta

Bom dia a todos.

Nesta 6ª feira coberta por uma camada de nuvens onde o sol tenta espreitar sem grande sucesso até ao momento, ir-se-ão realizar as duas meias-finais femininas e os quartos-de-final masculinos.

É com grande expectativa que se aguarda pelo encontro Frederico Gil e Rui Machado pelas 16h, no Court Central. Antes disso, Arnaud Clement mede forças com Roger Federer por volta das 14h.

Pedro Sousa e Leonardo Tavares tentarão passar à final de pares por volta das 16h no Centralito, frente a Pablo Cuevas e Marcel Granollers. Portanto, a 2 dias de finalizar o torneio, 4 portugueses ainda estão em prova! É obra!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Bem, bastante bem"

Primeiras palavras de Frederico Gil sobre como se sente após a vitória de hoje.

A táctica aplicada pelo português foi "jogar alto sobre a direita, fazê-lo correr, ter alta percentagem de 1º serviço", de modo a não deixar Giraldo atacar na resposta e com a sua esquerda.

Considera que está em crescendo de forma e está "entusiasmadíssimo" para jogar amanhã frente a Rui Machado.

Descreve o jogo do seu companheiro de treino, dizendo que Rui Machado tem uma direita muito pesada e que a sua táctica passará por anular a direita do algarvio, abrindo o campo para o lado direito e massacrar a esquerda.

Repetiu por várias vezes que "vai ser um encontro giro."

5.875 espectadores

Para esta quinta-feira, até às 18h.

Fazem assim a 2ª melhor quinta-feira de sempre, apenas atrás da quinta-feira de 2008, quando Federer jogou frente a Victor Hanescu na 2ªronda desse ano.

Cirstea preparada

A romena Sorana Cirstea é a única jogadora do lado feminino que ainda pode fazer a dobradinha nesta edição do Estoril Open.

A romena admite que como é a única jogadora a já ter ganho um título anteriormente, poderá ajudá-la visto que sabe como fazê-lo; contudo, como já foi há bastante tempo (Tashkent 2008), poderá não fazer grande diferença.

Está a gostar de jogar ao lado de Anabel Medina Garrigues, confessando que tem aprendido muito com a espanhola - bi-campeã de pares em Roland Garros.

Após um mau início de época, a sua confiança está novamente a subir e sente que o seu jogo está a melhorar com o apoio de António Van Grichen.

Fotocópias

Só por curiosidade, tanto Rui Machado como Frederico Gil venceram por 6-4 6-4 em 1h32.

Um português nas meias-finais

Frederico Gil venceu Santiago Giraldo por 6-4 6-4 e irá defrontar Rui Machado amanhã nos quartos-de-final, garantindo assim, pela primeira vez, um português nas meias-finais do torneio português.

João Cunha e Silva (o treinador de ambos) e o ténis português estam de parabéns por este feito!

"Ainda estou a pensar se é verdade ou não o que aconteceu"

Confessou um muito sorridente Rui Machado na conferência de imprensa após a sua vítória.

O português disse que o jogo do polaco é mais adaptado aos pisos rápidos e que "em terra batida, sou melhor que ele, (...) tenho de ganhar", o que o ajudou a lidar com os vários momentos de aperto que enfrentou no seu serviço. Admite que tem "lidado melhor com momentos de pressão", apoiado também por uma melhoria no seu serviço.

A meio caminho...

...de um encontro nos quartos-de-final 100% porutugês entre Frederico Gil e Rui Machado.

Rui Machado acabou de vencer o polaco Michal Przysiezny por 6-4 6-4 e garantir a sua primeira presença de sempre nos quartos-de-final do Estoril Open.

Espera-se agora que Frederico Gil lhe siga os passos.

Meias-finais femininas definidas

Arantxa Parra Santonja acabou de vencer Jarmila Groth e completar o lote de semi-finalistas do quadro de singulares femininos. Uma das seguintes jogadoras irá então vencer o título, sendo que apenas Sorana Cirstea é a única com um título WTA:

Anastasija Sevastova vs Shuai Peng
Arantxa Parra Santonja vs Sorana Cirstea

"Senti que tinha jogo para contrariar, para fazer mais"

Lamentou Leonardo Tavares na conferência de imprensa, admitindo que nalguns jogos de resposta poderia ter feito mais.

Disse que Garcia Lopez obrigou "a jogar a um nível muito alto todos os pontos" e o que o seu jogo "foi acontecendo uns pontos sim, outros pontos não", ficando a ideia que o resultado de 6-2 6-2 poderia ter sido diferente.

Para a semana irá jogar o challenger de 75.000 dólares na Coreia do Sul em Busan, onde será cabeça-de-série.

Ivan Ljubicic explica lesão

Embora o meu inglês não seja muito bom respeitante a partes do corpo, percebi que Ljubicic tem uma lesão nos músculos entre as costelas do lado esquerdo.

Desde a 5ªfeira passada que não joga ténis e estará de fora por mais uma semana, desistindo assim do Masters Series de Madrid.

Ljubicic, mesmo assim, preparou o encontro da 2ª ronda frente a Rui Machado, antes de anunciar a sua desistência. Falou com Mario Ancic sobre o estilo de jogo do português, visto que nunca o viu jogar.

Lametou a sua desistência, mas planeia regressar para o ano para jogar o torneio.

Antes de Roland Garros, espera estar recuperado para jogar o torneio de Nice, de modo a obter mais alguns encontros em terra batida.

"Unlucky losers"

Foram os portugueses, pois tanto Michal Przysiesny e David Marrero inscreveram-se na lista de lucky-losers.

O polaco será o adversário de Rui Machado na 2ª ronda, enquanto que Marrero jogará com Alberto Martín.

Monfils também desiste

Bom dia a todos.

Gael Monfils desistiu do torneio, devido a lesão.

Sendo assim, o encontro de Rui Machado muda-se para o Court Central para as 14h.

Portanto, 2 lucky-losers entrarão no quadro principal, sendo que Pedro Sousa e Gastão Elias são possibilidades para tal. Contudo, são apenas os 3º e 4º na lista de lucky-losers, dependendo da presença ou não de Michal Przyiesny e de David Marrero.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

6.861 espectadores nesta quarta-feira

Registam assim a melhor quarta-feira de sempre em 21 edições do Estoril Open.

A presença de Roger Federer ajudou para tal facto.

Ivan Ljubicic de fora

O croata não irá jogar com Rui Machado na 2ª ronda do quadro principal do Estoril Open, abandonando o torneio por lesão: extensão muscular no tronco, impedindo o croata de servir.

No dia de amanhã saber-se-à quen irá jogar no seu lugar, após se verificar os jogadores que assinarem a folha de presenças para "lucky-losers".

"Eu joguei para ganhar...

...não foi sobre ser bonito" - confessou Roger Federer na conferência de imprensa.

O suiço preocupou-se em jogar o "ténis certo nos momentos certos" e não em dar espectáculo.

Durante o 1º set tentou adaptar-se ao Court Central e manter em bola em jogo o mais possível, pois ainda se está a habituar à terra batida. Ficou satisfeito com os seus jogos de serviço, que lhe permitiram encarar os jogos de resposta de "modo relaxado".

Sobre o embate dos quartos-de-final, admite que o seu "jogo é muito forte, num dia bom, para ele [Arnaud Clement]", visto o ter vencido nas últimas 5 ocasiões que se defrontaram.

Confessou ainda que quando iniciou a sua carreira, aprendeu alguns truques com Clement sobre como contra-atacar durante os pontos, a especialidade do francês.

Federer QB

Federer iniciou a sua prestação no Estoril Open deste ano com uma exibição quanto baste para vencer o alemão Bjorn Phau por 6-3 6-4.
O suiço tem agora um dia de descanso até ao seu embate nos quartos-de-final frente ao francês Arnaud Clement.

Sem Li, com Peng

Com a ausência de Na Li, a sua compatriota Shuai Peng é a representante chinesa de nome nesta edição do Estoril Open.

Peng esteve em grande forma no seu encontro da 2ª ronda, anulando por completo o jogo mais defensivo de Tajana Malek, realizando imensos winners ao longo do encontro. Venceu por 6-2 6-1.

O duelo amanhã com a espanhola Medina Garrigues deverá ser interessante.

Número da Sorte: 13?

Tal como nos dois dias anteriores, Federer fez hoje um pequeno treino do court 13, desta vez com o espanhol Alberto Martin, com a duração de 25 minutos.

Será que o o número do azar não o irá afectar?

Há dois anos o suiço também realizou vários treinos nesse mesmo court e venceu o torneio.

Michelle derrotada

Michelle Brito acabou de perder por 7-5 7-5 frente a Sorana Cirstea.

Tal como no 1º set, o melhor serviço da romena acabou por marcar a diferença no final, aliado a alguns erros que foram fatais para a portuguesa nos últimos 2 jogos do encontro.

O quadro de singulares feminino fica assim sem qualquer jogadora lusa.

Michelle ainda se encontra em pares, onde jogará amanhã ao lado da holandesa Arantxa Rus.

Recuperação não bastou

Michelle Brito recuperou de 1-4* para 5-4* frente a Sorana Cirstea, insistindo na esquerda da romena durante esse período, levando a romena a cometer vários erros. Contudo, o serviço de Cirstea finalmente apareceu no final do set, colocando sempre o 1º serviço para fechar o 1º set.

Veremos se Michelle consegue dar a volta aos acontecimentos, como é tão característico dela.

2ª Ronda de Singulares

Bom dia a todos.

Realiza-se hoje toda a 2ª ronda de singulares no quadro feminino e 4 encontros do lado masculino, sem quaisquer portugueses.

Destaque para o embate de Michelle Brito frente à romana Sorana Cirstea, que se irá iniciar dentro de minutos no Court Central, e para a estreia de Roger Federer frente ao alemão Bjorn Phau.

Hoje parece haver menos vento que nos outros dias e o sol brilha. Óptimo tempo para o ténis.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Programa para 4ª feira

Michelle Brito abre o Court Central frente a sorana Cirstea ás 11h.

Roger Federer faz a sua estreia no torneio às 16h, frente ao alemão Bjorn Phau.

O detentor em título, Alberto Montañes, joga frente ao compatriota Daniel Gimeno-Traver às 14h também no Court Central.

Frederico Gil e Rui Machado jogam na variante de pares após o encontro de Federer.

Court Central é palco de ouro para portugueses

Frederico Gil seguiu as vitórias de Rui Machado e Michelle Brito e qualificou-se para a 2ª ronda do quadro principal.

Gil esteve com uma desvantagem de 3-0 no 3º set, após ele próprio ter tido essa mesma vantagem no 2º set, mas levou de vencido o 6º cabeça-de-série, o alemão Florian Mayer por 6-2 6-7(5) 6-3.

Sorana Cirstea é a adversária de Michelle

A 2ª cabeça-de-série Sorana Cirstea bateu a compratiota romena Ioana Raluca-Olaru por 6-3 3-6 6-1 e será a adversária de Michelle Brito na 2ª ronda.

Na confererência de imprensa, a romena admite não ter em conta o anterior embate em Miami, por serem condições e piso diferentes e que tentará impôr o seu jogo e estar ao seu melhor nível.

Está a gostar muito de trabalhar com António Van Grichen e que procura sempre melhorar o seu jogo, mas não especificou o que está a melhorar.

Encontra-se em Portugal já há 3 semanas, tendo visitado Sintra, Lisboa e Cascais, admitindo que Portugal é um dos seus países favoritos.

"Um dia ganha-se, outro dia perde-se"

Declarou Maria João Koehler, que não parece muito afectada pela derrota, apesar de desperdiçar 5 MPs.

A portuguesa disse que Arantxa Rus jogou muito bem nos MPs e que não sente que podia ter feito melhor, de resto admite que foi "muito corajosa a jogar" e cumpriu os objectivos para o encontro.

Encontra-se já preparada para o próximo torneio, o 50.000 dólares de Saint-Gaudens em França, onde disputará a fase de qualificação.

Tal como Leonardo Tavares, Maria João Koehler lamentou a falta de apoios financeiros e que são "os pais que estão a tentar financiar a carreira" da portuguesa.

A portista está preocupada pelo facto de ter de realizar os exames nacionais para concluir o 12º ano em fase de torneios importantes e que a sua equipa está a tentar dispensá-la dos exames durante os torneios que pretende jogar.

Talismã



Parece que quando este senhor decide aparecer pelos lados do Jamor, os tenistas lusos têm dos melhores resultados da história do Estoril Open. Esperamos que, no final desta edição, a tendência se confirme.

P.S.: Tão perto que esteve a Maria João Koehler... aos 17 anos, volta a confirmar que só não tem mais destaque por estar na sombra da Michellemania.

Portugal 2 - 2 Resto do Mundo

Para já é este o resultado no dia de hoje para os encontros de singulares dos jogadores portugueses.

Rui Machado venceu de modo contundente o chileno Nicolas Massu, encontro ao qual não assisti, pois a Maria João Koehler manteve-me preso no Centralito à espera de uma grande vitória. Infelizmente não aconteceu. A portuguesa esteve exemplar no 2º e 3º sets até 5-2, comandando os pontos com a sua magnifíca direita e levando Arantxa Rus à frustação. Para pena nossa, a ansiedade e os nervos tomaram conta da Maria João, que começou então a falhar algumas bolas que até então não havia falhado. A holandesa limitou-se a fazer o seu jogo sem grande risco, o que acabou por resultar. Esperemos que os 5 MPs que Maria João desperdiçaram não afectem a sua confiança, pois o seu jogo quando está "on" é muito bonito de se ver.

E vão duas...

...vitórias de Michelle Brito em quadros principais no Estoril Open e vitórias de portugueses em singulares.

Michelle Brito iniciou bem a jornada portuguesa no Court Central ao vencer, ao fim de 2h46, a francesa Alize cornet por 6-3 4-6 6-3.

Ao contrário do 2º set, onde Michelle desperdiçou vários break-points e poucos salvou, desta feita a portuguesa salvou 5 dos 7 que enfrentou, os mais cruciais quando serviu a 4-3. A portuguesa parecia algo cansada no fim, mas a sua garra e potência nunca baixou de nível, enquanto que a capacidade defensiva de Cornet já não estava tão apurada. A direita de Michelle marcou a diferença no set decisivo, conseguindo realizar tanto winners ao longo como cruzados.

Entretanto, Magali de Lattre não ofereceu qualquer resistência à espanhola Anabel Medina Garrigues, perdendo por 6-0 6-0, ganhando apenas 12 pontos.

Batalha no Court Central

Inicia-se agora o 3º set do embate entre Michelle Brito e Alize Cornet.

Com estilos completamente opostos, ataque constante de Michelle e muita boa defesa de Alize Cornet, está a ser o encontro mais interessante nesta edição do Estoril Open.

Michelle não aproveitou os vários break-points que teve no 2º set, falhando na maioria deles com bolas para a rede. Esperemos que melhore nesse aspecto no 3º set.

O serviço tem estado intermitente, sendo que já vários 2º serviços bateram na linha.

1ª Ronda de Singulares e Pares

Bom dia a todos.

Hoje realiza-se a 1ª ronda dos quadros principais, tanto feminino como masculino, singulares e pares.

Para esta terça-feira, vão estar em acção nada mais nada menos que 8 (!) portugueses, distribuídos por 7 encontros.

Michelle Brito, Rui Machado e Frederico Gil ocupam o Court Central durante o dia e aguarda-se com expectativa 3 vitórias lusitânas. Já Maria João Koehler e Magali de Lattre terão tarefas mais complicadas, sendo que ambas jogam no Centralito.

Leonardo Tavares e Pedro Sousa fecham a programação no Court Central e Rita Freitas irá também disputar um encontro de pares ao lado de Magali de Lattre no Court 2.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Estava menos nervoso que há 2 anos..."

"..., foi um óptimo treino de aproximação à competição" - comentou Rui Machado sobre o treino de 1h20 que teve esta tarde com Roger Federer. Disputaram 9 jogos, sendo que o resultado era de 5-4 pra o português e Federer ia servir quando terminaram o treino.

Sobre o facto de ser o nº1 nacional este ano no Estoril Open, Rui Machado afirmou que "este ano é diferente, tenho melhor nível de jogo, as atenções vão estar divididas entre os dois [Machado e Gil], não estou preparado para ser o centro das atenções".

"Para as condições que estavam foi um óptimo jogo"

Comentou Leonardo Tavares sobre a sua vitória.

Foi capaz de manter a agressividade e a concentração do princípio ao fim e admitiu que o vento terá afectado mais o seu adversário que o próprio.

Leonardo não tem quaisquer expectativas para o encontro de pares de amanhã e elogia a resposta de Pedro Sousa como "um dos melhores recebedores de serviço do torneio".

O português lamentou o facto de estar "sem apoios nenhuns, em termos monetários" e fazer "tudo sozinho", viajando pelos torneios várias vezes sem treinador e preparado físico.

Admitiu também que "quando estou a pensar mais no ranking, é quando começo a jogar pior" e quando obteve ranking para entrar no qualifying de Roland Garros, "houve ali um clickzito há 3/4 semanas atrás”, libertando-o da pressão e permitindo jogar o seu melhor jogo.

Ao menos um....

...português ganhou hoje no lado masculino.

Leonardo Tavares segue para a 2ª ronda do quadro principal, após boa vitória por 63 63 sobre o brasileiro top 100 Ricardo Mello.

Esperemos que seja um bom incentivo para os portugueses de amanhã.

3ª feira lusa

Já tenho aqui a ordem de jogos para amanhã:

Michelle Brito às 11h no Court Central, seguida de Rui Machado às 14h e de Frederico Gil às 16h.

No Centralito, Magali de Lattre é o 2º embate programado, seguida de Maria João Koehler.

Festival de reviravoltas

Aguentei as duas primeiras horas do embate entre a veterana Kimiko Date-Krumm e a croata jovem croata Petra Martic.

No dia mais ventoso a que já assisti em 5 edições do Estoril Open, a qualidade de jogo está muito aquém do esperado e este encontro não é excepção, levando já uma espectadora a passar pelas brasas. Numa autêntica montanha-russa a que se tem assistido, ambas não conseguem jogar bem ao mesmo tempo.

Veremos como corre o 3º set, no qual não me atrevo a ir assistir.

Entretanto, concluiu-se a jornada no Centralito, com as vitórias de Michelle em pares e da belga Flipkens en singulares sobre a mamã Sybille Bammer. Talvez o encontro da chinesa Peng frente à francesa Coin passe para lá.

Da Rússia sem grande amor

Terminado o embate entre as russas Nina Bratchikova e Ekaterina Ivanova, com vitória da primeira por 64 61, a qualificação feminina ficou terminada.

Neste embate, claramente afectado pelo muito vento, ambas as jogadoras foram incapazes de produzir ténis de bom nível, sendo que Bratchikova acabou por ser a menos afectada, tentando ser mais agressiva e terminar os pontos rapidamente. Ivanova, que em condições normais tem uma direita frágil, com o forte vento sentiu ainda mais dificuldades e não conseguiu bater a direita com qualquer potência ou colocação. O seu serviço foi também muito fraco.

As qualificadas para o quadro principal são então:
Nina Bratchikova
Yvonne Meusburguer
Dia Evtimova
Arantxa Rus

Espanha 2 - 0 Portugal

Pedro Sousa não foi capaz de se qualificar para o quadro principal, após perder para o espanhol Alberto Martin.

O português esteve um periodo muito positivo no 2º set, virando de 0-2 para *4-3, onde o seu jogo esteve ao melhor nível, atacando tanto de esquerda como de direita e forçando o espanhol a vários erros, mas após desperdiçar uma vantagem de 40-15 nesse 8º jogo, Pedro Sousa simplesmente não conseguiu manter o nível exibicional e entregou o encontro de modo rápido, perdendo o seu serviço em branco.

Terminou assim a fase de qualificação masculina e os apurados são:
Frederico del Bonis
Marc Lopez
Alberto Martín
Pablo Andujar

Frustante exibição de Elias

Gastão Elias, após um primeiro set muito equilibrado, não foi capaz de bater o espanhol Marc Lopez.
A chave do encontro acabou por ser o 8º jogo do 1º set, onde Gastão teve 2 bps e liderava por 4-3. Desperdiçou ambos, um dos quais com um erro de esquerda cruzada, e a partir daí entrou numa espiral de erros não forçados, ao contrário do espanhol que até ao fim do encontro apenas cometeu mais 4 erros não forçados.
Gastão ainda lutou no final do 2ºset, mas foi tarde demais.

A búlgara Dia Evtimova parece estar em forma, derrotando de modo surpreendente a espanhola Laura Pous Tio, com um 60 no 3º set. O jogo potente da búlgara estava muito preciso e disparava winners para os diferentes sítios do court. Uma jogadora a ter em conta no quadro principal.

Ronda de qualificação e início quadro principal

Bom dia a todos.

Começa mais um dia de ténis aqui no Jamor, com São Pedro a ser amigo dos jogadores: sol, ligera brisa e para já temperatura agradável.

No dia de hoje, espera-se que Gastão Elias e Pedro Sousa se juntem a Leonardo Tavares, Frederico Gil e Rui Machado no quadro principal. Ambos jogam no Centralito os seus encontros frente aos espanhóis Marc Lopez e Alberto Martin.

Após esses encontros, Michelle Brito estreia-se nesta edição do Estoril Open, na variante de pares, ao lado da holandesa Arantxa Rus.

Leonardo Tavares é o primeiro português a actuar nos quadros principais singulares frente ao brasileiro Ricardo Mello, no Court Central às 16h.

De realçar também, o encontro que fecha o Court Central nesta segunda-feira:
a húngara 1ªCS Agnes Szavay enfrenta a promissora letã Anastasija Sevastova.

De momento, irei assistir ao Gastão Elias.

domingo, 2 de maio de 2010

Centralito de verde e vermelho

Para amanhã, 3 portugueses entram em acção nos 3 primeiros encontros do Centralito:

Gastão Elias vs Marc Lopez
Pedro Sousa vs Alberto Martin
Michelle Brito/Arantxa Rus vs Jill Craybas/Julia Goerges

"O Estoril Open é o meu torneio preferido...

... os médicos disseram que podia, decidi jogar".

Apesar da entorse grave que fez no pé direito há 3 semanas atrás e de somente ter recomeçado a treinar há uma semana, Pedro Sousa conseguiu dar a volta ao encontro frente ao espanhol.

Sentiu dificuldades no início devido ao "muito vento, muito difícil de jogar" e demorou em entar em jogo, tendo perdido os primeiros 4 jogos.
Em relação à entorse, sentiu-se bem durante os dois primeiros encontros, com "pouca dor e sem grandes problemas".

Para o resto da época não traça quaisquer objectivos, pretende "ir subindo devagarinho" e "top250/300 seria bom".

Sousa junta-se a Elias

Pedro Sousa conseguiu bater o espanhol Agustin Boje-Ordonez por 26 63 64 e junta-se a Gastão Elias na última ronda da qualificação. Boa exibição do português nos dois últimos sets.

Nova baixa no quadro feminino

Depois da desistência de Na Li, é a vez de Iveta Benesova, vencedora do torneio de Fes, de abdicar de participar no quadro principal do Estoril Open. A checa alegou uma lesão no ombro esquerdo após o esforço nesta semana em Marrocos. O seu lugar no quadro será substituído por uma "lucky-loser".


"É uma pena que eu não possa competir esta semana no Estoril Open, porque é um dos meus torneios preferidos e sempre joguei bem aqui. (...) o meu ombro esquerdo está muito dorido. (...) espero poder voltar no próximo ano" - excertos da declaração de Iveta Benesova.


"Confiante e um pouco cansado"


Respondeu Frederico Gil sobre o seu estado actual. O português chegou hoje da Tunísia e mais tarde irá treinar e preparar o encontro de pares de amanhã, caso jogue.

Conhece bem o seu adversário de singulares, caracterizando-o por ter uma "melhor esquerda, um timing incrível, uma boa resposta e não gosta de defender". Gil admite que "o vento vai ser favorável, a terra batida vai ser favorável, o público vai ser favorável" e não coloca quaisquer objectivos na sua participação.

Sobre o seu ranking actual, admite não estar muito preocupado e que voltar ao top100 vai ser "um longo caminho, duríssimo" e que "mais cedo ou mais tarde irá fazer parte desse grupo" novamente.

Após o Estoril Open, irá para Paris preparar a sua participação em Roland Garros.