domingo, 3 de maio de 2009

ATP - Antevisão do jogo da jornada: Dia 3

Na sempre dificil tarefa de prevermos o encontro do dia, tivemos a necessidade de ter apenas em atenção o quadro principal, e o próprio enquadramento dos tenistas portugueses. Evidentemente que os encontros de Gastão Elias (vs R. Hocevar) e de Leonardo Tavares (vs R. Swetting), ainda a contar para a qualificação, serão importantes até na óptica do torneio, e do ténis luso em geral.
Dito isto, elegemos como encontro do dia o duelo entre Rui Machado e O. Hernandez.

O tenista luso regista um bom momento de forma, tendo no corrente ano vencido pela primeira vez na sua carreira dois torneios do Challenge Tour. Os dois títulos foram registados na terra batida de Meknes (Marrocos, em meados de Fevereiro), e em Atenas à sensivelmente um mês. Com participações algos fugazes nos Challengers de Tânger, Nápoles e Sófia - onde ficou pela 1ª ronda - o tenista luso venceu um encontro no ATP 250 de Costa de Sauípe, no Brasil - igualmente em terra batida - e nos quartos-de-final do challenger de Marrakech, onde cedeu frente ao argelino L. Ouahab. Machado ocupa no momento a posição 127 do ranking mundial, o seu melhor registo de sempre.

Quanto a Oscar Hernandez, o tenista natural de Barcelona treinado actualmente por Marcos Roy, é essencilamente um especialista em terra batida. No ranking mundial, registou em Outubro de 2007 a sua melhor posição de sempre (48ª da hieraquia mundial). Em 2009, registou como o seu melhor resultado os quartos-de-final em Buenos Aires, encontro que veio a ceder face a J. Acasuso. Hernandez que chega ao Estoril vindo da fase de qualificação do ATP 1000 de Roma, onde cedeu na 2ª ronda face ao "canarinho" T. Bellucci, defrontou no também recente ATP 1000 de Monte Carlo, o sérvio N. Djokovic - actual nº 3 ATP (derrota por 2/6 e 1/6). Pelo meio do evento realizado no principado do Mónaco e da cidade romana, Oscar perdeu na 2ª ronda do ATP 500 de Barcelona (d. T. Berdych). Em suma, o tenista dextro promete ser um "osso" bem duro de roer para Rui Machado.


2 comentários:

Luciano Larrossa disse...

Não será nada fácil. O Hernandez é um jogador muito chato, mas acredito no Rui, tem demonstrado um grande momento de forma. Não sabem se passa na TV? Abraço

Bruno Santos disse...

A cobertura a nível de TV que está prevista para Portugal são transmissões de dois encontros diários: 14 H na RTPN e às 16 H na RTP 2. Por isso, penso que o jogo do R. Machado será transmitido em directo.